ALTO MAR
XML/RSS Feed


ALTO MAR INDICA

Ricardo Amaral, presidente da Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas) e diretor geral da Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara no Brasil, estreiou essa semana um blog em parceria com a editora Panrotas.

Para quem quiser acompanhar, o link é:

http://blog.panrotas.com.br/navegando

Redação Alto Mar / Cruzeiros
altomar@ymail.com



Escrito por Redação Alto Mar às 17h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




VISION OF THE SEAS E O NOROVÍRUS

Nos últimos dias a mídia tem falado muito sobre os casos de gastroenterite que aconteceram a bordo do Vision of the Seas. Então, achamos justo explicar para os nossos leitores o que aconteceu.

No cruzeiro que realizado entre os dias 1 e 5 de março 272 hóspedes e 38 tripulantes foram acometidos pelo norovírus, causador da gastroenterite noticiada.

Após o término dessa saída, a Anvisa inspecionou a embarcação e a liberou para o próximo cruzeiro, onde aconteceram 47 casos de gastroenterite, sendo todos entre hóspedes.

Por precaução a Anvisa indicou uma total sanitização do navio no dia 12 de março, durante a escala em Santos. O procedimento, realizado pela tripulação, teve duração de 24 horas e foi feito sem a presença de nenhum hóspede a bordo. Após isso, a Anvisa liberou a embarcação para um novo cruzeiro. Até agora não foram notificados novos casos do vírus a bordo.

O que é gastroenterite?

A gastroenterite virótica ataca o estômago e o intestino delgado. Normalmente dura de 1 a 3 dias. Ela pode causar fadiga, perda do apetite, náusea, vômitos e diarréia.

O que é o norovírus?

O norovírus é um vírus especifico dos seres humanos, eliminado pelas fezes e vômitos das pessoas infectadas. As superfícies, ambientes e alimentos contaminados são meios de transmissão e podem manter o vírus viável por muito tempo, caso não ocorra intervenção oportuna e adequada.

Apesar da fácil disseminação e contágio, as infecções por norovírus geralmente não são graves. Os sintomas geralmente se iniciam de 24 a 48 horas após contaminação e duram, em média, de um a três dias.

Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo são contaminadas pelo norovírus por ano. Somente o vírus da gripe afeta mais pessoas.

Recomendações da Anvisa

1. Lave corretamente as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia, principalmente antes de ingerir alimentos ou visitar locais com grande aglomeração de pessoas;

2. Beba preferencialmente água mineral envasada;

3. Evite consumir alimentos de procedência duvidosa, como os vendidos por ambulantes, em especial nos passeios nos pontos turísticos;

4. Evite o consumo de frutos do mar crus;

5. Evite adicionar gelo nas bebidas;

6. Quando for consumir alimentos exóticos, seja prudente e não exagere. O mesmo vale para moluscos e crustáceos, que podem conter toxinas que permanecem ativas mesmo após o cozimento.

Fontes:
X Press Comunicação - Royal Caribbean
Anvisa

Redação Alto Mar / Cruzeiros
altomar@ymail.com



Escrito por Redação Alto Mar às 21h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros mares
  Twitter Alto Mar
  Abremar
  Concais
  Panrotas
  Royal Caribbean
  MSC Cruzeiros
  Costa Cruzeiros
  CVC Cruzeiros
  Carnavio
  Central de Cruzeiros
  Ibero Cruzeiros
  Embratur
  Foccus Travel
  TV Panrotas


XML/RSS Feed